08 julho, 2018

Depressão: não permita que seja o seu fim

           

Sabe aquela fase de que tudo na vida é passageiro? Não é mentira. E esse texto vai especificamente para você que acha que a vida não tem mais sentido e colocar um ponto final é a opção que mais passa pela sua cabeça nos últimos dias. Mas calma. Pare e respire um pouco. Não é bem assim que as coisas tem que acabar, é nesse momento que você tem que ser forte. Ah, mas claro que eu nem sei o que se passa na sua cabeça e falar é fácil demais quando não é a minha vida, nem muito menos a minha história.


Preciso confessar, eu também já estive ai do outro lado algumas diversas vezes, sei o quanto é difícil, mas passou, um dia passa. Minhas fases com depressão começaram muito cedo, eu eras ó uma garotinha com doze anos, e se repetiram incontáveis vezes até os dezessete. Por muito tempo eu não conseguia ser feliz, fingia que era, mas quando eu estava conseguindo me reerguer e sair de-
sse quadro horrível, algo me puxava para baixo novamente até eu sentir que minhas forças estavam indo embora e eu não podia fazer nada a não ser ficar quieta em meu canto e chorar, só que passou,um dia eu levantei e lutei.

Digo de verdade, eu sei que não é fácil levantar e lutar contra si mesmo, é uma batalha interminável, uma batalha cansativa onde muitas vezes você acha que não vai conseguir, mas saben nofim eu percebi o quanto valeu a pena. Um dia eu levantei e disse "chega, eu preciso me reerguer"e  fui, sem força, sem vontade, sem coragem, mas fui. Nunca foi fácil, quem disse que seria, né? Mas você precisa levantar e reagir, buscar coisas que te façam bem e pessoas que possam te ajudar, pois ao contrário do que nossa mente pensa, buscar a ajuda de alguém é sim uma forma plausível e sair dessa então não se prive ao que sua mente acha. Depois que fui forte aos poucos fui conseguindo me reerguer com a ajuda de muitos e principalmente com a minha ajuda. Não se prive ao que sua mente acha, não acredite nela.

Lembra quando você era criança e levava uma queda quando estava tentando aprender a andar de bicicleta e minutos depois estava lá tentando novamente pois sua força de vontade era maior que o seu medo? Persista da mesma forma com a sua vida. Levante e lute por maior que seja o problema ou  a dificuldade, eu te digo com toda a certeza do mundo  que não é o fim e assim como eu você também vai sair dessa. Não tira tua vida não, tem tanta coisa boa ainda para acontecer, não permita que nada nem ninguém interrompa sua felicidade, levanta e vai ser feliz.

Três anos se passaram após eu ter me livrado da depressão, e só agora eu me senti preparada o suficiente para vir falar com vocês. Hoje eu vejo que depois da tempestade tem um sol, e se eut ivesse tirado a minha vida eu teria me arrependido de não ter vivido tudo que eu estou vivendo hoje. Tive que ser forte e consegui, mas sei que não é fácil buscar forças de onde não tem, mas se não conseguir ser forte, tenha coragem para sair dessa. A coragem é a qualidade dos fortes, então tenha coragem, sei que você consegue. Te garanto que depois que você tiver coragem de enfrentar você mesmo as coisas vão começar a mudar e tudo vai começar a dar certo. Confia em mim, vai dar tudo certo, eu te prometo que vai passar, não desista, não é o fim, lute.


Ligação de prevenção ao suicídio é gratuita, se você acha que está precisando de ajuda  basta ligar para o número 188 em todo o território nacional, lembrando que não precisa se identificar. Não se prive, ligue e busque ajuda.



Se você sabe de alguém que está passando por esta fase difícil, manda esse texto pra ele, quem sabe eu possa ajudar, né? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário